Cooperação Sul-Sul ganha destaque nas Nações Unidas

Nova Iorque, 28 de maio de 2025 – A 22ª sessão do Comité de Alto Nível sobre Cooperação Sul-Sul realizou-se esta semana na sede das Nações Unidas, reafirmando o compromisso das nações em desenvolvimento de moldar um futuro mais inclusivo e sustentável através da solidariedade, inovação e liderança partilhada.

Presidida por Sua Excelência Omar Hilale, Representante Permanente de Marrocos junto da ONU, a sessão reuniu mais de 70 delegações de todo o Sul Global — incluindo África, Ásia, América Latina, Caraíbas e Pacífico — sob o tema “Cooperação Sul-Sul como Motor de Transformação”.

O debate teve como tema central o papel da ciência, da tecnologia e da inovação, incluindo o potencial transformador da inteligência artificial, na aceleração da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Em representação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Anita Amorim, Chefe da Unidade de Parcerias Emergentes e Especiais (ESPU), proferiu um discurso impactante, enfatizando a importância de políticas laborais inclusivas e sustentáveis, baseadas na solidariedade Sul-Sul. Esta destacou o trabalho da sua equipa na construção de parcerias inovadoras dentro do sistema multilateral.

Dima Al-Khatib, Diretora do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), enfatizou a urgência de soluções coletivas e escaláveis ​​num momento de restrição fiscal, volatilidade climática e incerteza económica.

Paralelamente à sessão principal, os eventos paralelos destacaram a cooperação em dados, a IA para o desenvolvimento, o intercâmbio intergovernamental de pessoal e a inovação digital em sistemas agroalimentares — demonstrando o amplo e dinâmico âmbito da cooperação Sul-Sul e triangular.

À medida que o mundo procura novos modelos de resiliência e equidade, esta sessão reforçou uma mensagem vital: o Sul Global não é apenas uma parte interessada — é um líder na construção do futuro.